Raio-X

Também chamado de radiografia, o raio-x é um exame de imagem não-invasivo, que funciona usando radiação em baixas doses para identificar rapidamente alterações na estrutura de ossos e de órgãos.

O exame procura fraturas nos ossos e também ajuda a identificar males como a pneumonia, por meio do raio-x de tórax. Mas há outras indicações, como a avaliação de doenças agudas na região do abdômen, de inflamações a infecções, e do comprometimento do pulmão e das vias aéreas superiores.

Para não atrapalhar a qualidade da imagem, o paciente não pode usar roupas ou adereços de metal, plástico, madeira ou vidro na região a ser analisada. Tais materiais interferem na passagem da radiação.

Não invasivo e de rápida realização.
Resultado Rápido;

INDICAÇÕES DO RAIO-X

  • Nas alterações ósseas e articulares: para diagnosticar fraturas, tumores, distúrbios do crescimento e postura, bem como osteoporose e algum mal posicionamento das articulações.
  • Nas doenças do tórax: pode identificar pneumonias, tumores e algumas variações cardíacas.
  • No abdome: para detectar alterações em vários órgãos como fígado, baço e intestinos, além de apontar corpos estranhos.
  • Na odontologia: dentistas usualmente solicitam imagens para descobrir cáries, lesões na maxila ou mandíbula e observar as raízes dos dentes.