Ultrassom Morfológico

Ultrassom morfológico é o exame de imagem responsável por avaliar a gestação detalhadamente. Ele é feito de forma simples, indolor e rápida em dois trimestres da gravidez. Assim, temos o ultrassom morfológico de 1º e de 2º trimestres, sendo que cada um deles analisa diferentes detalhes.

Realizá-lo na periodicidade indicada possibilita o diagnóstico precoce de diversas complicações, além de te manter em dia com sua saúde e a do seu bebê.

É um ultrassom que analisa o tamanho e os órgãos do corpo do seu bebê. Tem como objetivo possibilitar o diagnóstico e aconselhamento precoces durante o pré-natal. Além disso, com ele você também consegue descobrir o sexo do bebê, saber a idade gestacional e verificar os batimentos cardíacos.

Simples, indolor e rápido;
Analisa o tamanho e os órgãos do corpo do seu bebê;
Possibilita o diagnóstico e aconselhamento precoces durante o pré-natal;
Identifica a idade gestacional;
Verifica os batimentos cardíacos do bebê.

ULTRASSOM MORFOLÓGICO NO PRIMEIRO TRIMESTRE

No primeiro trimestre, recomenda-se realizar o ultrassom morfológico entre a 11ª e a 14ª semanas, principalmente entre a 12ª e 13ª semana.

O exame permite avaliar o bebê de maneira total, podendo identificar o sexo e possíveis malformações que possam estar presentes.

No procedimento também é feita a medida da Translucência Nucal (TN), que é a medida da “nuca” do feto. Com essa análise, o profissional consegue identificar casos suspeitos de Síndrome de Down, além de verificar a frequência cardíaca fetal, dopplervelocimetria de ducto venoso, avaliação do fluxo da valva tricúspide e a presença de osso nasal.

Outro papel fundamental do primeiro trimestre é o rastreamento para pré-eclâmpsia (pressão alta) durante a gestação. São avaliados fatores como: características maternas, histórico de doenças prévias e histórico obstétrico, dopplervelocimetria de artérias uterinas e a medida da pressão arterial materna.

ULTRASSOM MORFOLÓGICO NO SEGUNDO TRIMESTRE

É recomendado fazer esse exame de gravidez entre 20 e 24 semanas de gestação.

Durante esse período, o ultrassom morfológico possibilita analisar a morfologia fetal (detalhes do corpo), visualizando-se detalhadamente o Sistema Nervoso Central, extremidades esqueléticas, face, coração, rins e outros órgãos internos do feto. Também é possível avaliar a placenta, líquido amniótico e “medir as partes do bebe” (biometria).